segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Instruções para o paciente que realizará a espirometria

A espirometria é um exame médico complementar, que tem como objetivo avaliar a função pulmonar, auxiliando na elaboração de diagnóstico, bem como, no acompanhamento das doenças respiratórias. O exame é bastante simples e consiste na realização de manobras de inspiração e expiração que são registradas por um aparelho denominado espirômetro.

Algumas recomendações devem ser seguidas para que o exame seja mais preciso possível:

- O uso de medicações broncodilatadoras de curta ação (aerolin, alvent, berotec, salbutamol, brycanil, terbutalina, atrovent, combivent) deve ser interrompido pelo menos 4 horas antes do exame. Enquanto que os broncodilatadores de longa duração, associados ou não a corticóide, (foradil, fluir, oxis, serevent, seretide, foraseq, symbicort, alenia) devem ser suspensos por pelo menos 12 horas antes da realização do exame. Os pacientes que utilizam o brometo de tiotrópio (spiriva) devem evitar o seu uso nas 24 horas antes da espirometria.

- A presença de infecções respiratórias pode prejudicar a realização do exame, assim, caso você perceba a ocorrência de tal situação, comunique ao seu médico.

- Jejum não é necessário, porém refeição volumosa deve ser evitada uma hora antes do exame.

- Café e chá não devem ser ingeridos nas seis horas anteriores a realização do exame. Álcool não deve ser ingerido por pelo menos 4 horas antes da realização da espirometria.

- O cigarro deve ser evitado por pelo menos duas horas antes da realização do exame. Se você fuma, quem sabe essa não é a oportunidade para abandonar de vez o cigarro?

- Você deve repousar por cerca de 15 minutos antes da realização da espirometria.