segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Interpretação do Exame

O exame de espirometria permite o registro de vários volumes e fluxos com importância variada.

A interpretação completa de um exame exige conhecimento de fisiologia e mecânica respiratória, doenças pulmonares e, sobretudo, de espirometria.

  1. Capacidade vital forçada (CVF): O seu resultado será expresso em valores absolutos e em percentual de predito. Quando estiver abaixo de 80% do previsto, na presença de VEF1/CVF normal, sugere distúrbio restritivo. A confirmação pode ser feita através da medida da "capacidade pulmonar total" Na impossibilidade destes métodos, os achados radiológicos compatíveis com doença restritiva associados a redução de capacidade vital forçada confirmam a hipótese.

  2. Volume expiratório forçado cronometrado de primeiro segundo(VEF1): O VEF1 avalia basicamente os distúrbios obstrutivos. Quando a CVF estiver diminuída por distúrbios restritivos ele diminuirá proporcionalmente.

  3. Relação VEF1/CVF: A razão entre estas duas medidas é a que melhor avalia a presença de distúrbios obstrutivos. O valor esperado para determinado indivíduo deriva da equação escolhida. Para indivíduos com até 45 anos espera-se o valor de 75% ou superior. Abaixo deste valor o diagnóstico de obstrução é sugestivo e deverá ser definido através da análise paralela de outros valores como FEF25-75, VEF1 e outros fluxos terminais.


Parâmetros para qualificação dos distúrbios

  1. Exame normal: VEF1/CVF e > Limite Inferior (LI)
    VEF1/CVF <> 120%)

  2. Restritivo: VEF1/CVF > LI e CVF <> 1,5, com fluxos supranormais, em indivíduo com diagnóstico esperado de restrição.

  3. Obstrutivo: VEF1/CVF <> LI.

  4. Distúrbio misto: VEF1/CVF <>1.
    Se esta diferença for:

    • < 12% : Considera-se distúrbio obstrutivo com provável associação a distúrbio restritivo.

    • 13 a 25%: Considera-se distúrbio obstrutivo com CVF reduzida

    • > 25%: Considera-se distúrbio obstrutivo com diminuição da CVF, por provável hiperinsuflação.

Nestes casos a medida da CV através de pletismografia ou métodos de diluição do Hélio podem definir melhor o distúrbio, pois medem o volume residual, não aferido pela espirometria simples.


Respostas ao broncodilatador

  1. Significativa de fluxo: Variação absoluta entre VEF1 pós e pré maior que 200ml e percentual de 12% ou 7% de variação em relação ao VEF1 previsto .

  2. Significativa e acentuada (de fluxo): Variação absoluta entre VEF1 pós e pré maior que 300ml e 10% de variação em relação ao VEF1 previsto.

  3. Significativa (de volume): Variação positiva de CVF de 400 ml e 15% em relação ao CVF pré BD ou Variação positiva de CI de 300 ml e 15% em relação ao CVF pré BD. Esta resposta de volume poderá acontecer de forma isolada.


Classificação dos distúrbios:
DISTÚRBIOOBSTRUTIVORESTRITIVO
GRAUVEF 1 (%do previsto) VEF1/CVF (%)CVF (%do previsto)
Leve60-LI60-LI
Moderado41-5951-59
Grave<><>

Um comentário:

ACTION - ATIVIDADE FISICA PERSONALIZADA disse...

thiago manda aso fotos do curso de função pulmonar do dia 10 e 11/12/2010...